Porta Seccional 3

Uma maneira de reduzir despesas de conserto nas portas automáticas

Porta Seccional 1As portas automáticas são uma maravilha e agilizam a correria do dia a dia de qualquer casa, empresa ou indústria, não é mesmo?

Mas, por serem tão úteis elas acabam fazendo parte da nossa vida e, muitas vezes, as portas só serão lembradas quando pararem de funcionar. Então começa a reclamação dos moradores , dos funcionários da empresa ou dos gestores das indústrias, pois o custo do conserto, provavelmente, será alto.

Mas o que podemos fazer para reduzir esse risco?

Implementar um programa de manutenção para as suas portas.

Ao identificar pequenas falhas antes que ocorram graves avarias, você evitará o serviço de emergência no mesmo dia e, com certeza, irá poupar o custo de troca e manterá seus clientes sempre em movimento.

O que esperar durante a consulta de serviço de manutenção?

Há duas principais funções da manutenção:

– preventiva: analisar o desempenho dos mecanismos das portas, o que ajuda a prevenir o desgaste do dia-a-dia;

– corretiva: troca e realização de pequenos reparos.

O que esperar de um Técnico?

Inspecione todos os componentes da porta para sinais de desgaste – incluindo o limiar, bem como rolos, rolamentos superior e inferior, operadores, eixos, braços e guias.

  • Analise a segurança dos corrimãos no chão e a ombreira da porta.
  • Aperte faixas de portas, braços, guias inferior e rolos. Os componentes devem nivelados, alinhados e limpo.
  • Lubrifique todas as unidades de hastes, correntes, rolos, rolamentos, e pivôs, conforme necessário. Garantir que o comboio da unidade esteja devidamente alinhado, instalados e protegidos.
  • Calibre a velocidade da porta, dos sensores de movimento e os recursos de segurança.
  • Verifique os padrões de sensores por meio de um “teste de caminhada” e inspeção visual do equipamento.
  • Limpe o cabeçalho da porta e os trilhos.
  • Repare ou substitua itens desgastados, como decalques, operadores de handicap, ou componentes mecânicos após a aprovação dos gestores.

Qual é a frequência que este serviço deve ser realizado?

A KEIOTEC recomenda que o serviço preventivo seja realizado de 2 a 3 vezes por ano, para garantir que as portas continuam a funcionar sem problemas.

A falta de manutenção de portas pode acarretar em prejuízo de tempo e dinheiro, afinal ninguém quer que sua porta apresente um problema no momento de fechamento ou abertura.

Pense nisso!

Você sabia que foram os gregos que inventaram as portas automáticas?

Porta automatica grega

A primeira automação na construção em todo o mundo

Os gregos antigos foram os primeiros a terem portas que se abriam automaticamente. A invenção de Heron, de Alexandria, é o primeiro registro de automatização arquitetônica da história.

As portas do templo de Heron se abriram por meio de calor e um mecanismo de pneumática.

No altar, uma chama de fogo emitia gases e aquecia o interior de um recipiente abaixo. Devido à expansão dos gases, o ar quente pressionava a água para um outro recipiente e, por meio de um sifão, a água era levada para outro recipiente que ficava acima de uma balança.

porta_automatica_grega2porta_automatica_grega3

Com o peso da água, o recipiente inclinava a balança e provocava a rotação dos dois eixos porta, fazendo com que as portas se abrissem.
Após um tempo, o ar por baixo do altar esfriava, fazendo com que a água fizesse um movimento inverso através do sifão, causando um novo equilíbrio, ou seja, o recipiente voltava à sua posição original, ocorrendo o fechamento das portas.

Esta é apenas uma das muitas maravilhas nas invenções Hi -Tech da Grécia, em exposição no Museu de Tecnologia Antiga Grécia, em Katakolo, Grécia.

Imagine o espanto de todos os gregos em ver esta máquina em ação! Eles certamente acreditavam que Heron era mágico!

Clique no link para ver exatamente como este dispositivo notável funcionou!

Fonte: Kotsanas.com

Como preservar suas portas e portões

Como preservar seu portão

Ter um porta eletrônica em bom funcionamento é excelente, pois proporciona praticidade e segurança. Mas como qualquer equipamento ela necessita de cuidados e manutenções preventivas para ter uma vida útil maior.


Vamos a algumas dicas simples que podem evitar muita dor de cabeça.

  • Em portas e portões automáticos sempre existem partes que devemos manter lubrificadas:
    • Em portões deslizantes devemos dar uma atenção especial para o guia do portão  (que é aquela parte que faz contato do portão móvel com a grade ou alvenaria fixa). Normalmente, este contato é feito de “ferro com ferro” o que gera um grande atrito que, não seja lubrificado corretamente, tornará o portão muito pesado para correr.
    • Já em portões basculantes devemos verificar a calha na qual corre o cabo de aço. Neste local há um grande atrito dos pinos que ligam o portão ao cabo de aço com as paredes desta calha. Por isso, devemos manter estas paredes sempre bem lubrificadas para diminuirmos o atrito e evitarmos o travamento do portão;
  • Sempre verifique as condições das roldanas. Muitas vezes seus rolamentos quebram e travam as roldanas, deixando as portas muito pesadas, sobrecarregando o automatizador e diminuindo consideravelmente vida útil de seu equipamento;
  • Sempre mantenha o local ao redor dos equipamentos limpo e arejado, a fim de evitar a proliferação de insetos e acúmulo de umidade nas partes elétricas;
  • Verifique as condições dos cabos dos contrapesos. Durante o sobe e desse de anos eles se desgastam e acabam rompendo, após esse rompimento todo o peso é aplicando no automatizado o que na maioria das vezes ocasiona na quebra. Além de ser extremamente perigoso pois todo esse peso pode cair em cima de um carro ou em uma pessoa.
  • Também devemos ter um cuidado especial com os automatizadores que contém acionamentos por fuso. Este fuso trabalha em atrito com a porca acionadora que movimenta o portão exigindo assim uma excelente lubrificação.
    Para lubrificar as partes móveis de sua porta ou portão automático é necessário um tipo especial de lubrificante: Devemos evitar graxar muito viscosas, elas acumulam poeira, ressecam com facilidade e suas viscosidades e aumentam ainda mais no inverno.
    Devemos utilizar graxas à base de lítio, elas proporcionam uma excelente lubrificação e proporcionam uma proteção contra corrosão e oxidação. Caso você não encontre em sua cidade esta graxa pode utilizar lubrificantes em Spray também.