Porta Seccional 3

Uma maneira de reduzir despesas de conserto nas portas automáticas

Porta Seccional 1As portas automáticas são uma maravilha e agilizam a correria do dia a dia de qualquer casa, empresa ou indústria, não é mesmo?

Mas, por serem tão úteis elas acabam fazendo parte da nossa vida e, muitas vezes, as portas só serão lembradas quando pararem de funcionar. Então começa a reclamação dos moradores , dos funcionários da empresa ou dos gestores das indústrias, pois o custo do conserto, provavelmente, será alto.

Mas o que podemos fazer para reduzir esse risco?

Implementar um programa de manutenção para as suas portas.

Ao identificar pequenas falhas antes que ocorram graves avarias, você evitará o serviço de emergência no mesmo dia e, com certeza, irá poupar o custo de troca e manterá seus clientes sempre em movimento.

O que esperar durante a consulta de serviço de manutenção?

Há duas principais funções da manutenção:

– preventiva: analisar o desempenho dos mecanismos das portas, o que ajuda a prevenir o desgaste do dia-a-dia;

– corretiva: troca e realização de pequenos reparos.

O que esperar de um Técnico?

Inspecione todos os componentes da porta para sinais de desgaste – incluindo o limiar, bem como rolos, rolamentos superior e inferior, operadores, eixos, braços e guias.

  • Analise a segurança dos corrimãos no chão e a ombreira da porta.
  • Aperte faixas de portas, braços, guias inferior e rolos. Os componentes devem nivelados, alinhados e limpo.
  • Lubrifique todas as unidades de hastes, correntes, rolos, rolamentos, e pivôs, conforme necessário. Garantir que o comboio da unidade esteja devidamente alinhado, instalados e protegidos.
  • Calibre a velocidade da porta, dos sensores de movimento e os recursos de segurança.
  • Verifique os padrões de sensores por meio de um “teste de caminhada” e inspeção visual do equipamento.
  • Limpe o cabeçalho da porta e os trilhos.
  • Repare ou substitua itens desgastados, como decalques, operadores de handicap, ou componentes mecânicos após a aprovação dos gestores.

Qual é a frequência que este serviço deve ser realizado?

A KEIOTEC recomenda que o serviço preventivo seja realizado de 2 a 3 vezes por ano, para garantir que as portas continuam a funcionar sem problemas.

A falta de manutenção de portas pode acarretar em prejuízo de tempo e dinheiro, afinal ninguém quer que sua porta apresente um problema no momento de fechamento ou abertura.

Pense nisso!

Como preservar suas portas e portões

Como preservar seu portão

Ter um porta eletrônica em bom funcionamento é excelente, pois proporciona praticidade e segurança. Mas como qualquer equipamento ela necessita de cuidados e manutenções preventivas para ter uma vida útil maior.


Vamos a algumas dicas simples que podem evitar muita dor de cabeça.

  • Em portas e portões automáticos sempre existem partes que devemos manter lubrificadas:
    • Em portões deslizantes devemos dar uma atenção especial para o guia do portão  (que é aquela parte que faz contato do portão móvel com a grade ou alvenaria fixa). Normalmente, este contato é feito de “ferro com ferro” o que gera um grande atrito que, não seja lubrificado corretamente, tornará o portão muito pesado para correr.
    • Já em portões basculantes devemos verificar a calha na qual corre o cabo de aço. Neste local há um grande atrito dos pinos que ligam o portão ao cabo de aço com as paredes desta calha. Por isso, devemos manter estas paredes sempre bem lubrificadas para diminuirmos o atrito e evitarmos o travamento do portão;
  • Sempre verifique as condições das roldanas. Muitas vezes seus rolamentos quebram e travam as roldanas, deixando as portas muito pesadas, sobrecarregando o automatizador e diminuindo consideravelmente vida útil de seu equipamento;
  • Sempre mantenha o local ao redor dos equipamentos limpo e arejado, a fim de evitar a proliferação de insetos e acúmulo de umidade nas partes elétricas;
  • Verifique as condições dos cabos dos contrapesos. Durante o sobe e desse de anos eles se desgastam e acabam rompendo, após esse rompimento todo o peso é aplicando no automatizado o que na maioria das vezes ocasiona na quebra. Além de ser extremamente perigoso pois todo esse peso pode cair em cima de um carro ou em uma pessoa.
  • Também devemos ter um cuidado especial com os automatizadores que contém acionamentos por fuso. Este fuso trabalha em atrito com a porca acionadora que movimenta o portão exigindo assim uma excelente lubrificação.
    Para lubrificar as partes móveis de sua porta ou portão automático é necessário um tipo especial de lubrificante: Devemos evitar graxar muito viscosas, elas acumulam poeira, ressecam com facilidade e suas viscosidades e aumentam ainda mais no inverno.
    Devemos utilizar graxas à base de lítio, elas proporcionam uma excelente lubrificação e proporcionam uma proteção contra corrosão e oxidação. Caso você não encontre em sua cidade esta graxa pode utilizar lubrificantes em Spray também.