Como preservar suas portas e portões
Ter um porta eletrônica em bom funcionamento é excelente, pois proporciona praticidade e segurança. Mas como qualquer equipamento ela necessita de cuidados e manutenções preventivas para ter uma vida útil maior.
Vamos a algumas dicas simples que podem evitar muita dor de cabeça.
- Em portas e portões automáticos sempre existem partes que devemos manter lubrificadas:
- Em portões deslizantes devemos dar uma atenção especial para o guia do portão (que é aquela parte que faz contato do portão móvel com a grade ou alvenaria fixa). Normalmente, este contato é feito de “ferro com ferro” o que gera um grande atrito que, não seja lubrificado corretamente, tornará o portão muito pesado para correr.
- Já em portões basculantes devemos verificar a calha na qual corre o cabo de aço. Neste local há um grande atrito dos pinos que ligam o portão ao cabo de aço com as paredes desta calha. Por isso, devemos manter estas paredes sempre bem lubrificadas para diminuirmos o atrito e evitarmos o travamento do portão;
- Sempre verifique as condições das roldanas. Muitas vezes seus rolamentos quebram e travam as roldanas, deixando as portas muito pesadas, sobrecarregando o automatizador e diminuindo consideravelmente vida útil de seu equipamento;
- Sempre mantenha o local ao redor dos equipamentos limpo e arejado, a fim de evitar a proliferação de insetos e acúmulo de umidade nas partes elétricas;
- Verifique as condições dos cabos dos contrapesos. Durante o sobe e desse de anos eles se desgastam e acabam rompendo, após esse rompimento todo o peso é aplicando no automatizado o que na maioria das vezes ocasiona na quebra. Além de ser extremamente perigoso pois todo esse peso pode cair em cima de um carro ou em uma pessoa.
- Também devemos ter um cuidado especial com os automatizadores que contém acionamentos por fuso. Este fuso trabalha em atrito com a porca acionadora que movimenta o portão exigindo assim uma excelente lubrificação.
Para lubrificar as partes móveis de sua porta ou portão automático é necessário um tipo especial de lubrificante: Devemos evitar graxar muito viscosas, elas acumulam poeira, ressecam com facilidade e suas viscosidades e aumentam ainda mais no inverno.
Devemos utilizar graxas à base de lítio, elas proporcionam uma excelente lubrificação e proporcionam uma proteção contra corrosão e oxidação. Caso você não encontre em sua cidade esta graxa pode utilizar lubrificantes em Spray também.